Se você foi criança na década de 90’ provavelmente assistiu ao fantástico Castelo Ratimbum e cantou suas inúmeras canções... uma das mais famosas tinha um trecho que fala do pé!
“Meu pé / Meu querido pé / Que me aguenta o dia inteiro!”
Não é mesmo?! Para nossos amigos diabéticos esse deveria ser um mantra do cuidado com seus queridos pés.
Devido as altas taxas de glicose no sangue ou anos de doença, muitos pacientes passam a ter sinais de Neuropatia Diabética, ou mais conhecido como Pé Diabético.
A sensibilidade dos pés fica alteradas devido a uma deficiência da circulação arterial e como consequência uma diminuição ao estímulo de dor nos pés.
Aí você pensa: “Mas isso é muito bom, não?! Eu não vou sentir dor nos pés!”
Então, não!
Não porque você pode machucar o pé e nem se dar conta. Seja porque um sapato está apertando ou seus dedos estão expostos no chinelo.
Um ferimento simples pode virar um ferimento grave, devido à dificuldade de cicatrização, e é nesse ponto que os pacientes descobrem que estão com um machucado no pé.
Cuide sempre da sua saúde.
Fisioterapeuta Dr. Renniê Alves
CREFITO MG 250081-F
#iniciativasaudavel #fisioterapia #enfermagem #endocrinoilogia #nutricao #curativo #fisioterapiaporamo #tratamento #dor #diabetes #dm1 #dm2 #tipo1 #tipo2 #pediabetico #podologia #pé #cuidados #tratamento #prevencao #dedos #atencao #vidasaudavel #glicemia⠀
Comentários