Uma pergunta rotineira que recebo nas redes sociais mas com uma resposta bem ampla é:
"qual a diferença entre Diabetes Tipo 1 e Tipo 2?"
Essa resposta não pode ser tão curta quanto esse texto, mas acredito que irá sanar a dúvida de muitas pessoas.
A gente já sabe que o diabetes é caracterizado pela perda parcial ou total da produção de insulina pelo organismo e que a insulina é um hormônio que é produzido pelas células beta do pâncreas.
Essa insulina é necessária para que a glicose seja removida da corrente sanguínea e seja utilizada pelas células como fonte de energia, como as do cérebro e as dos músculos.
No Diabetes Tipo 1, o organismo produz pouca ou nenhuma insulina. O sistema imunológico do indivíduo está lesando as células que produzem insulina no pâncreas (s célula beta). Essa falta de insulina resulta na Hiperglicemia, que é a elevação da glicose no sangue.
No Diabetes Tipo 2, ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente para manter a glicemia normal ou quando o corpo é incapaz de usar efetivamente a insulina produzida (‘resistência insulínica’), causando também a Hiperglicemia.
Geralmente esse tipo de diabetes está relacionado intimamente com o estilo de vida do indivíduo. Pacientes com sobrepeso, sedentários e com idades mais avançadas são mais comuns de apresentarem Diabetes Tipo 2.
O diabetes tipo 2 é progressivo, mas em muitos casos pode ser controlado com alimentação saudável, exercícios físicos, modificação no estilo de vida e medicamentos.
Endocrinologista Dra Fernanda Castro
CRM 55060 | RQE 37.762
#iniciativasaudavel#alimentacaosaudavel #diabetes#dm2 #dm1 #tipo1 #tipo2 #glicemia#tratamento #prevencao #sbem #vida#amor #cuidado #drafernanda#medicina
Comments