Na semana do #combate ao #tabagismo, vamos falar de outra doença crônica ligada ao fumo, que pode agravar se ignorada, atrapalhando a rotina e a qualidade de vida do paciente.
Uma estimativa da #OMS é que até 2020 DPOC será a terceira causa de morte no mundo. Só no #Brasil cerca de 5 milhões de pessoas sofrem com o problema. Por desconhecimento, muitas pessoas acreditam que essa doença é uma doença de pessoas idosas e não se preocupam.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, ou DPOC, refere-se a um grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo de ar, tornando a respiração difícil. Atinge pessoas acima dos 40 anos, podendo inclusive acometer jovens.
O #tabagismo é o principal fator de risco para #DPOC, causando certa de 85% dos casos da doença. Isso porque a fumaça inalada junto com as toxinas leva a inflamação pulmonar, causando a obstrução dos brônquios e a destruição dos alvéolos responsáveis por fazer as trocas gasosas. (enfisema)
Se o #fumante parar de fumar antes de perder as funções do #pulmão, pode ser que consiga não apresentar sintomas da doença, caso contrário, a doença poderá não progredir com a retirada do cigarro e o tratamento correto.
Cuide sempre da sua saúde.
Fisioterapeuta Dr. Renniê Alves
CREFITO MG 250081-F
Comentarios